terça-feira, 20 de abril de 2010

Tiradentes: a criação do herói (vivaa, pelo menos ganhamos mais um feriado)






Eu prefiro essa bandeira, mas infelizmente minha opinião não vale muita coisa – eis ai o grande problema do mundo, se levassem em conta o que eu digo com certeza o mundo seria melhor.

OBS: sou modesto.




Interessante, quando eu era bem pequenininho nas aulas de Estudos Soc
iais me ensinaram que Tiradantes foi um herói que lutou pela libertação do Brasil, para que deixássemos de ser uma Colônia de Portugal, mera ilusão.

Fui apresentado a escola no contexto de redemocratização do Brasil, após um obscuro período conhecido como Ditadura Militar (1964 – 1985), o que deixou certos resquícios no ensino brasileiro, como enaltecimento a pátria, o hábito de cantar o hino nacional antes de entrar em sala e o culto a heróis nacionais, entre eles Tiradentes.

Pois bem, comecemos a desconstrução do mito. O movimento conhecido entre nós como Inconfidência Mineira foi uma proposta elitista de modificação na vida política nacional, uma idéia trazida pelos jovens mineiros que foram estudar na Europa e lá entraram em contato com ideais republicanos que marcaram a Revolução Francesa e posteriormente e Independência dos Estados Unidos da América (= Império do Mal).

Não vamos nos ater em detalhar a Inconfidência, pois isso vocês podem revisar nos livros, mas vamos ver como Tiradentes foi apropriado pelo Estado brasileiro.

Como Tiradentes era o de menor condição financeira entre os inconfidentes teve poucas possibilidades de negociação com a coroa portuguesa o que o levou a morte na forca e posterior esquartejamento.

Vale ressaltar que sua casa foi destruída e a terra onde antes estava construída foi salgada para que nada ali nascesse, apagando assim a memória sobre ele.

Durante o período colonial e posteriormente imperial a figura de Tiradentes não foi enaltecida, não existia o feriado (que chato), muito pelo contrário, havia uma necessidade constante de se apagar da história qualquer exemplo de levante contra o domínio português ou de seus descendentes, portanto nosso herói em questão estava ainda mais morto – humor negro percebeu?!




No Brasil que se descortinava após a proclamação da república em 1891 a nação se encontrava sem heróis que fossem tipicamente brasileiros, o que tínhamos eram portugueses ou seus descendentes, que na nova etapa de nossa história deveriam ser substituídos por novos padrões de heroísmo e é nesse contexto que surge a figura revisitada de Tiradentes, como um mártir na luta pela independência.

Percebam que a imagem de Tiradentes foi modelada para esboçar um ar sereno e de certeza na luta que havia travado, até mesmo quando retratado após o esquartejamento o ar e de paz em seu semblante o qual é acompanhado pela imagem do crucifixo pois o mesmo assim como Cristo teria morrido pelos seus irmãos – percebam a questão do simbolismo da imagem.




Foi justamente comesse trabalho, por sinal muito vem feito, que montou-se um herói brasileiro, o qual ainda é lembrado e venerado até hoje, e mesmo os que não conhecem sua história o reconhecem como um elemento marcante na luta contra o dom

ínio português, levando na atualidade a serem montadas imagens como essa, onde vemos um padrão vindo dos quadrinhos para expor uma figura altiva e certa dos princípios defendidos, isso nada mais é que marketing na formação simbólica de um povo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário